Introdução: A iniciação científica representa uma etapa relevante da formação universitária, permitindo que os estudantes entrem em contato com a produção do conhecimento científico, desenvolvendo habilidades de pesquisa, escrita e análise crítica. No curso de Odontologia, iniciativas desse tipo são essenciais para complementar a formação clínica e promover uma base teórica sólida. Diante disso, foi proposto um projeto voltado para a criação de um e-book sobre próteses dentárias removíveis, com o intuito de aprofundar o conhecimento dos participantes e fornecer um material didático de apoio para outros estudantes da área. Objetivo: Relatar a experiência de um grupo de estudantes de Odontologia em um projeto de iniciação científica focado na produção de um e-book intitulado Manual de Próteses Dentárias Removíveis, destacando a organização do projeto, os aprendizados adquiridos e os impactos na formação acadêmica dos participantes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido entre os meses de março e maio de 2025, pelo discentes Antônio George Rodrigues dos Santos, Iara Vivian de Sousa Lima, Gabryelly Rodrigues Damasceno, Pablo Victor Monteiro Ferreira e Paulo Gustavo Sousa da Silva do curso de Odontologia e diretamente vinculados ao projeto de iniciação científica sob a orientação do Professor Jandenilson Alves Brígido, Responsável pelo projeto da iniciação científica. Durante o período, foram desenvolvidos três capítulos por mês, totalizando nove capítulos no intervalo descrito. A produção era dividida em trios de trabalho, que se revezavam mensalmente. Em determinados ciclos, um integrante participava da construção de dois capítulos, e em outros,.de apenas um, com o objetivo de equilibrar a carga de trabalho entre os membros. A execução do projeto envolveu o uso de computadores pessoais, acesso à internet, softwares de edição de texto (Microsoft Word e Google Docs), organização em pastas no Google Drive e reuniões semanais realizadas pela plataforma Google Meet dedicadas ao acompanhamento do progresso dos capítulos, organização das tarefas e discussão de dúvidas e sugestões. Ademais, reuniões presenciais mensais com o professor, que fornecia orientação técnica sobre o conteúdo, oferecia mentorias sobre metodologia científica, escrita acadêmica e apresentações em eventos. As fontes utilizadas para a elaboração dos capítulos incluíram livros didáticos utilizados na disciplina, artigos científicos em bases como SciELO,PubMed e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Resultados parciais e Discussão: O projeto tem proporcionado ganhos significativos para todos os envolvidos. A rotina de pesquisa, produção textual e reuniões constantes contribui para o fortalecimento de habilidades como escrita acadêmica, leitura crítica, organização, trabalho em equipe, gestão de tempo e uso de ferramentas digitais. A metodologia adotada, com divisão equilibrada de tarefas e reuniões regulares, facilitou o andamento fluido da produção e assegurou a participação ativa de todos os membros. O contato regular com o professor orientador se mostrou essencial para a correção e aprimoramento dos textos, além de permitir discussões técnicas mais aprofundadas e de estimular a elaboração de resumos e apresentações para eventos científicos. Considerações finais: A participação no projeto de iniciação científica voltado à produção do Manual de Próteses Dentárias Removíveis representou uma vivência acadêmica marcante para os estudantes envolvidos. O processo contribuiu significativamente para a formação científica, técnica e humana dos discentes, proporcionando uma experiência integrada de pesquisa, colaboração e aprofundamento teórico. O engajamento do grupo e o suporte constante do professor orientador, possibilitou a criação de um material educativo relevante e de qualidade, que poderá beneficiar não apenas os autores, mas também outros estudantes e profissionais interessados na área. O projeto reforça a importância da iniciação científica como componente fundamental na formação universitária, incentivando o pensamento crítico, a autonomia e o compromisso com a produção do conhecimento.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.